segunda-feira, 2 de março de 2009

O PLANETA TERRA PEDE SOCORRO !!!


AQUECIMENTO GLOBAL II !!!

Em visita ao Brasil, Rajendra Pachauri, presidente do IPCC fala sobre o problema do Aquecimento Global

As cenas de catástrofes ambientais na Ásia neste primeiro semestre de 2008 são chocantes. Em Myamar e na China, ciclones e tufões causaram inundações, desabrigaram e mataram milhares de pessoas. Os cientistas avisaram que eventos climáticos assim seriam mais freqüentes e mais intensos. Enquanto o mundo tenta sem sucesso chegar a um acordo pra reduzir as emissões dos gases que agravam o aquecimento global, as manchetes sobre as consequências dele se multiplicam. Espirros, asma, conjuntivite. A epidemia de alergia na Europa se chama Febre do Feno. É causada por uma planta norte-americana que está se multiplicando em terra estrangeira por causa do calor. Ela tem um pólem superalérgico.
Em até dois anos, alguns países europeus pretendem lançar vinte projetos pra capturar gás carbônico da atmosfera e armazená-lo no subsolo. É uma tentativa de resolver o que fazer com as emissões das usinas de energia movidas a carvão. Ambientalistas chiaram: as técnicas são vagas e o problema é grave: o carvão representa hoje 40% da energia usada no mundo. No meio disso tudo o IPCC, painel organizado pela ONU que reune delegações de cientistas de 130 governos, segue cumprindo a missão de alertar que o ser humano é o grande responsável pela aceleração do aumento da temperatura. Até o fim do século o Planeta vai ficar entre 1,8 e 4 graus centígrados mais quente.O engenheiro e economista indiano Rajendra Pachauri, presidente do IPCC e ganhador do Nobel da Paz em 2007, esteve no Brasil e conversou com o Repórter Eco. Perguntei a ele qual é a coisa mais importante que as pessoas tem que saber sobre esse assunto.
Entrevista com Rajendra Pachauri/presidente do IPCC : Ele diz que é preciso entender quais serão os impactos se nenhuma atitude for tomada. Porque se não houver investimentos em medidas pra amenizar os efeitos, teremos vários conflitos relacionados com a falta dágua para abastecimento, aumento do nível do mar, problemas na agricultura, tsunamis, inundações, as implicações serão sérias não só pros seres humanos, mas para todas as formas de vida".
R:" Os pobres? Você deve ter visto o que aconteceu em Myamar, o resultado do furacão, das inundações, do ciclone. Cerca de cem mil pessoas morreram. Muitos estavam morando em construções pobres e ficaram sem ter pra onde ir. Não tinham nem transporte prá escapar. Os mais pobres, sem dúvida, serão as maiores vítimas. Mas também há efeitos para países ricos, basta ver o que aconteceu em 2005, em New Orleans, nos Estados Unidos, com o Furacão Katrina".Rajendra Pachauri reforça que precisamos diminuir a dependência do petróleo e do gás natural para gerar energia. TV Cultura - Repórter ECO 13.07.2008
Autor: Editora-Chefe: Vera Diegoli. Pauta: Paula Piccin. Reportagem: Cláudia Tavares. Kralik. Edição de Texto: Camila Doretto. Produtor Executivo:Maurício Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário