quinta-feira, 5 de março de 2009

Amazônia Devastada !!!

Meus amigos estou chocado estão destruindo o nosso Planeta e a nossa Amazônia. Em apenas 3 meses ( novembro e dezembro de 2008 e janeiro deste ano ) ela perdeu 754 mil km2 de floresta segundo dados obtidos pelo DETER ( Detecção do Desmatamento em tempo Real ) e divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE.
Essa área é equivalente a 75.430 campos de futebol igual ao Maracanã. Os dados levam em conta o desmatamento por corte raso ou degradação progressiva. O Inpe ainda divulgou que, 57,9 por cento dos alertas confirmados como desmatamento constataram corte raso da floresta, enquanto 37,3 por cento indicaram floresta degradada.
Teve outro quase 5% dos alertas que não foram confirmados. Em novembro, a área desmatada atingiu 355 quilômetros quadrados. Em dezembro, ficou em 177 quilômetros quadrados e em janeiro deste ano foram 222 quilômetros quadrados. Pelos dados do Inpe, o desmatamento total da Amazônia no ano de 2008 fechou em 7.341 quilômetros quadrados, o equivalente quase cinco vezes a área do município de São Paulo.
Ainda segundo o Inpe os estados que mais desmataram entre novembro e janeiro foram Pará, com 319 quilômetros quadrados, e Mato Grosso (272 quilômetros quadrados). Isso porque alguns estados como Acre, Amazonas, Amapá e Roraima não foram monitorados devido à nebulosidade no período. De acordo com o Inpe, entre os meses de novembro e abril a grande intensidade de nuvens na região prejudica a observação dos satélites. Por isso, o instituto decidiu publicar trimestralmente os dados do desmatamento amazônico entre novembro e abril, quando no restante do ano a leitura é divulgada mensalmente. Segundo o instituto, a maior área de alertas detectada no trimestre foi no mês de novembro, "quando a proporção de cobertura de nuvens na Amazônia Legal foi menor (63 por cento) em relação aos outros dois meses". Em dezembro, quando a cobertura de nuvens atingiu 86 por cento da região, a área desmatada detectada diminuiu para 177 quilômetros quadrados. "Em janeiro de 2009, o desmatamento detectado aumentou para 222 quilômetros quadrados, com uma cobertura de nuvens de 76 por cento permanecendo ainda bastante alta", disse o relatório do Deter.
Para efeito de comparação, o desmatamento detectado em outubro de 2008 atingiu 587 quilômetros quadrados. Naquele mês, no entanto, as nuvens cobriam apenas 27 por cento da região. O que podemos perceber é que esse relatórios se não estão errados foram feitos em situação de grande nebulosidade por tanto não relata de fato a realidade do que está acontecendo lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário