segunda-feira, 2 de março de 2009

DROGAS, NÃO DIGA NÃO. DIGA EU JÁ CONHEÇO.




Tropa de Elite X Tráfico de drogas X Liberação da Maconha

Assisti o filme gostei. Mas penso que, mesmo na arte que tenta imitar a vida ele serve mais como entretenimento do que documentário. Pois se pararmos para analisar realmente os fatos , fica claro que nem sempre a realidade é aquela que é abordada no filme ele apenas tenta mostrar um lado da moeda.
Então penso que o correto seria tentar fazer uma abordagem um pouco mais ampla sobre esse tema. Embora o filme trate de tema similar que aborda entre outros assuntos a guerra entre traficantes e policiais não podemos concordar com tudo . Concordo que a formação de favelas e aumento de criminalidade é resultado de uma sociedade desigual. Mas discordo que seja inevitável torna-se um bandido . Não podemos generalizar tanto, existem muitas pessoas de bem que trabalham, estudam, passam muitas dificuldades e moram em favelas justamente por causa da desigualdade social e não são bandidos ou traficantes. Outro assunto polêmico é em relação a ação do policial – agressiva ou corrupta – como resultado certo do meio em que vive. Temos sim dentro do nosso sistema policial pessoas isoladas ou grupos de pessoas que agem dessa forma, sabemos que existe policias corruptos mas não são todos. Sabemos hoje que a força dos bandidos é muito maior que a da polícia, tudo isso financiado pelo tráfico de drogas – um problema mundial – mas tem escolha sim. Afinal de contas nós temos o Livre Arbítrio. Agora vamos aprofundar mais um pouco o tema proposto – de quem é a culpa ? Na verdade existem muitos culpados : O governo, a sociedade e a família.
Resumindo : todos por não fazerem a lição de casa ! O governo por não dar a mínima importância e não cumprir com suas obrigações elementares está cada vez mais corrupto . A sociedade por está cada vez mais egoísta e omissa, não quer saber de nada – não sabe nem votar - . E a família que precisa se cuidar virou um paciente terminal, vem adoecendo a todo instante acabaram-se os valores morais , sociais e espirituais . Lembrando que não podemos generalizar nunca. Nem todos governantes são corruptos – se bem que essa parcela vem diminuindo a cada dia – nem todos na sociedade se omitem e nem todas as famílias estão doentes.
Onde está o problema na oferta ou na demanda ? Penso que se a causa do problema está na demanda , por que o foco da repressão está na oferta ? Por que a legislação e o policiamento brasileiro são tão coniventes com o consumidor ?
Ninguém consegue afirmar com precisão se a causa do problema é a demanda ou a oferta . Na verdade a droga é um produto de consumo como outro qualquer . Se produz porque tem alguém para consumir e vice – versa. Partindo da premissa que não existe uma politica adequada de repressão e consumo de drogas e entorpecentes no Brasil nunca saberemos a resposta para essas perguntas.
O Tráfico de drogas arrecada bilhões de dólares em todo mundo e é esse dinheiro sujo que financia o crime organizado, não é fácil combater e nunca vai acabar.
É muito difícil identificar os responsáveis por essa degradação da humanidade não é fácil saber quem trafica e nem quem consome é aí que entra a sociedade se ela não colaborar denunciando não há muito o que fazer pois a policia não tem bola de cristal. Outra coisa muito preocupante é a liberação das drogas. É fato que tudo que é proibido é tentador mas penso que para o nosso país com tanta gente miserável e sem educação liberar seria bem pior. Por mais argumentos que se possa ter para justificar a liberação das drogas as conseqüências seriam desastrosas. Quem ganharia com isso ? Será que os lucros seriam reduzidos ? Realmente cessaria a guerra contra o tráfico, mas a criminalidade será que seria menor ? E o governo ganharia ? Veja o exemplo do cigarro uma droga lícita , liberada pelo governo que ganha bilhões com os impostos e gastas milhões com a saúde, não conta ? É provável que no futuro a liberalização de algumas drogas venha até acontecer aqui no Brasil, mas por enquanto penso que seria muito pior. Obstáculos existem sim , mas não podemos nos omitir e nem deixar de debater e denunciar, temos que fazer a nossa parte em nossa família , na sociedade, na escola enfim em todo e qualquer lugar . Diga não às drogas !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário