ENTULHO !
O que se produz de entulho na industria da construção civil no país, por particulares, empresas e setor público ultrapassa milhões de toneladas por dia. Deste volume algumas cidades tem capacidade de reciclar ou armazenar em local apropriado menos da metade do que é produzido. E esse dados não são corretos , são estimativas de especialistas do setor. A consequência devido a essa demanda , e a dificuldade de lidar com o entulho todos sabem : é desastrosa.
Esse entulho que não é processado é despejado em terrenos baldios, margem de rios e corrégos, áreas públicas e muitas vezes em área de preservação ambiental.
A população reclama mas não colabora, pois muitas vezes ela mesma joga seus entulhos em locais inadequados e a fiscalização a maioria das vezes é inesistente.
Muitas cidades em parceria com a iniciativa privada tenta resolver o problema mas o que é feito é muito pouco diante da gravidade do caso.
Os governantes sabem como resolver o problema, porém não o fazem por
questões políticas, sabemos que a maioria dos casos que causam diversos transtornos e prejuízos a população como : entulho, enchetes, deslizamentos poderiam ser resolvidos se fossem adotadas medidas corretas e definitivas para saná-los. Mas como envolve dinheiro, eles preferem manter o círculo vicioso de arrecadar para amenizar nos casos emergenciais, uma verdadeira roda gigante.
Só que o problemas do entulho não são só esses, pois graças ao entulho que é jogado em qualquer lugar as cidades gastam fortunas em saúde pública tentando combater em vão doenças como a dengue e na remoção dos detritos.
É uma questão de vontade política.
A responsabilidade do entulho produzido na industria da construção civil segundo o CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente é de seu gerador, entretanto por causa da resolução 307 do CONAMA que diz caber a prefeitura providenciar e viabilizar locais apropriados para o descarte dos entulhos domésticos o problema tem se agravado muito uma vez que não existem esses locais em quantidades suficientes. Já as empresas cabem criar espaços adequados para receber os entulhos assumindo o ônus para resolver o problema.
Uma coisa é certa reciclar é mais barato que descartar, então por que não fazer.
O Planeta terra pede socorro !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário